De olho na saúde! Descubra os exames indispensáveis em cada fase da vida

exames

A saúde nunca deve ser negligenciada, e quando o assunto é viver bem prevenir é sempre o melhor remédio. Neste DIA INTERNACIONAL DA MULHER, o DAQUIDALI preparou um guia especial para cuidar melhor de você, com todos os exames ginecológicos considerados indispensáveis em cada fase da vida.

ANTES DE MENSTRUAR

A primeira visita ao consultório deve ser feita antes da primeira menstruação, perto dos nove anos, quando é realizado apenas o exame clínico. “É feito quando estiver ocorrendo o surgimento de características sexuais secundárias, como crescimento das mamas e surgimento de pelos. ESSA CONSULTA SERVE PARA AVALIAR SE O DESENVOLVIMENTO ESTÁ ADEQUADO E NOS PRAZOS IDEAIS, dar noções de higiene, esclarecer dúvidas e dar orientações sobre a própria menstruação”, explica o ginecologista e mastologista GUSTAVO VENTURA.

PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO 

Após a primeira menstruação, a chamada menarca, ocorre outra avaliação muito importante, geralmente com exames mais detalhados. “É fundamental o acompanhamento médico para o crescimento e desenvolvimento das meninas, e orientá-las sobre alguns sintomas frequentemente relacionados aos ciclos, como as cólicas e cefaleias. Frequentemente solicitamos exames laboratoriais como HEMOGRAMA, GLICEMIA E COLESTEROL, com o objetivo de avaliar patologias frequentes nessa fase, como anemias, diabetes, distúrbios de tireoide e infecções urinárias”, indica o ginecologista ROGÉRIO FELIZI, da clínica Dr. Família.

Nesta fase também é comum optar pelo uso dos anticoncepcionais, já que eles não são utilizados unicamente como contraceptivos. “ELE PODE SER USADO NAQUELAS PACIENTES COM MENSTRUAÇÃO IRREGULAR, FLUXO INTENSO E CÓLICAS menstruais com objetivo de reduzir esses sintomas, ou após o início da vida sexual”, completa Felizi.

INÍCIO DA VIDA SEXUAL

Após a primeira relação sexual se dá inicio um dos principais exames, que será repetido durante toda a vida. “É programada a coleta do PAPANICOLAU, CHAMADO COLPOCITOLOGIA ONCÓTICA, QUE DEVE SER FEITO ANUALMENTE e, na ocorrência de alguma anormalidade, esse período pode ser antecipado”, revela Ventura. A principal função é avaliar a existência de lesões ou infecções genitais, principalmente causadas pelo vírus HPV.

AOS 20 ANOS

Ao entrar nessa fase é comum já ter uma vida sexualmente ativa, o que torna os acompanhamentos anuais indispensáveis. Além do Papanicolau, outras investigações passam a fazer parte da rotina, como conta Ventura: “OS PRINCIPAIS SÃO EXAMES BIOQUÍMICOS COMO HEMOGRAMA, GLICEMIA E URINA, ALÉM DA ULTRASSONOGRAFIA ENDOVAGINAL”.

Mesmo sendo incomum nesta fase, é recomendado começar o exame dos seios em casa para prevenção do câncer, uma das patologias que mais matam mulheres em todo o mundo. “O AUTOEXAME DAS MAMAS É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA para que ela conheça seu corpo e identifique alterações, embora isso não exclua a necessidade de visita ao médico”, aconselha Felizi.

AOS 30 ANOS

De acordo com os especialistas, os exames continuam os mesmos dos 20 aos 30, mas a ultrassonografia das mamas passa a ser incluída como medida preventiva anual.

AOS 40 ANOS

O risco de câncer de mama passa a ser maior nessa idade, então é aqui que os exames mais completos – que vão além do autoexame – devem começar. “A SOCIEDADE BRASILEIRA DE MASTOLOGIA recomenda o inicio da mamografia aos 40 e a sua repetição anual. Quando existem parentes de primeiro grau com diagnóstico de câncer de mama na pré-menopausa essa idade pode ser antecipada”, informa Ventura.

NA MENOPAUSA

O início da menopausa pode mudar de uma pessoa para outra, mas é muito importante ter em mente que ela muda as investigações necessárias para cuidar mais amplamente da sua saúde.  “Além dos exames normais, como papanicolau, ultrassonografia e mamografia, aDENSITOMETRIA ÓSSEA passa a ser necessária para quantificar a densidade mineral óssea, porque a mulher pode apresentar uma perda levando a quadros de osteopenia e osteoporose, identificados nesse exame”, adverte Felizi.

Segundo Ventura, exames abdominais totais, TIREOIDE E DOSAGENS HORMONAIS também devem ser solicitados, assim como os testes ergométricos e cardiológicos.

http://www.daquidali.com.br/mulher/de-olho-na-saude-descubra-os-exames-indispensaveis-em-cada-fase-da-vida/